21/10/2018 às 21:31

FEIRA DE CIÊNCIAS CEAP - FECEAP 2018

411
2min de leitura

Eu não tinha ideia de como começar esse blog, mas sabia que precisava iniciar em algum momento, e é uma felicidade iniciá-lo falando de um evento que me deixou profundamente feliz. Então enquanto como um peixinho frito aqui, escrevo como foi a minha experiência neste final de semana.

Bom, recebi um convite muito interessante, que não podia nem pensar em recusar: visitar uma Feira de CIências em uma Escola.Eu realmente não tinha ideia do que iria encontrar ali, e o quanto ficaria lisonjeado de participar de um evento tão importante para a formação de bons profissionais e bons cidadãos.Estive no CEAP - Centro Educacional e Assistencial de Pedreira, e pra dizer um pouco sobre o projeto, trata-se de uma Instituição de Ensino fundada em 1985 pela OSUC (Obras Sociais, Universitárias e Culturais), e que tem como finalidade principal transformar crianças e adolescentes de baixa renda, de 10 a 18 anos, da periferia de São Paulo, em agentes de mudança social por meio de uma profissão. 

Chegando no Evento, encontrei várias crianças aproximadamente de 10 a 14 anos,com trabalhos maravilhosos, e muitos sonhos na cabeça. Alguns apresentaram trabalhos simples, feitos com papelão e madeira, outros com os vários tipos de energia. Dentre os vários trabalhos apresentados, preciso falar sobre os que mais me chamaram atenção, desde os que utilizaram tecnologias mais simples e baratas até os que utilizaram a programação através de Arduíno para robotizar afazeres simples, como abrir e fechar um portão, até controlar luzes que são alimentadas através de energia eólica.

Um grupo me deixou muito empolgado! Eles apresentaram, muito bem e com bastante eloquência para a idade,  um conceito que eu ainda não conhecia, o Li-Fi, que consiste em transmitir dados através da Luz. Eles emitiram sinais de áudio através de uma lâmpada LED que era recepcionada por um painel solar levando o sinal para uma caixinha e executando a música que vinha do celular.

Dois grupos me chamaram a atenção e me fizeram acreditar mais ainda na humanidade, um deles, fez uma prótese de braço biônico visando a utilização de pacientes de baixa renda e  que não tem condições de comprar próteses caríssimas, mas que também, segundo os alunos, têm o direito de poder ter uma ferramenta que auxilie nas atividades do cotidiano.

E o segundo grupo, criou uma bengala que emite um som ao se aproximar de algum obstáculo. Essa bengala possui sensores controlados também por Arduíno e promete entregar eficiência a um custo bem reduzido também!

Enfim, fiquei muito feliz e esperançoso com essa galerinha que enxerga o mundo por uma ótica que, infelizmente, nós adultos perdemos e muitos de nós nem valorizam mais. Que possamos aprender com essas crianças e impulsioná-las para que criem cada vez mais, soluções para melhor o mundo!Se você quiser ver mais fotos desse evento clique aqui: Mais fotos do Evento

Me siga nas Redes Sociais:FacebookInstagramMe mande uma mensagem:WhatsApp

21 Out 2018

FEIRA DE CIÊNCIAS CEAP - FECEAP 2018

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ação social blog CEAP CEAP Pedreira Criança Crianças Feira de Ciencias fotografia fotografia de criança Pedreira São Paulo Tecnologia

Quem viu também curtiu

06 de Set de 2019

POR QUE OS NOIVOS TROCAM ALIANÇAS?

08 de Mar de 2024

8 DICAS PARA TIRAR SELFIES INCRÍVEIS COM O CELULAR QUE VOCÊ TEM AI NA SUA MÃO

08 de Ago de 2019

SESSÃO SOLENE EM DEFESA DA FAMÍLIA - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO- SP

Logo do Whatsapp